
Na última terça-feira (19), a Negritude Socialista Brasileira do Distrito Federal realizou, conjuntamente com entidades e partidos de esquerda, um encontro para debater o acesso e permanência da população negra nos espaços de poder, nos cargos de direção e presidência de setores privados.
O Secretário Distrital da NSB, Pablo Feitosa, destacou a importância do evento para demarcar o protagonismo negro nas discussões da sociedade. “O racismo estruturante afeta diretamente a ascensão da negritude e impede o acesso a direitos básicos. Aqui nós estamos discutindo também quais as estratégias que podemos utilizar para reverter esse quadro. Esse é um movimento de união em prol do protagonismo negro no Brasil”, ressaltou.
O secretário nacional de juventude negra da NSB, Vitor Nunes, disse que o encontro foi uma junção de forças para discutir o lugar da pessoa negra na sociedade. “Essa união dos partidos de esquerda é muito relevante. Começamos um movimento de união das negritudes partidárias para que possamos ocupar mais os partidos e sermos, também, os agentes que tomam as decisões”, afirmou.
Na programação, além do debate com representantes de diversos movimentos e partidos, houve uma feira afro e apresentações culturais.