
A Negritude Socialista Brasileira (NSB) lançou para aqueles a quem a quem representa, negros e negras de todo país, e ainda, para todos os que tiverem interesse, o projeto “Cartilha Brasil – Eleições 2018”, compõe a iniciativa a produção de uma cartilha, (baixe aqui Cartilha Negritude-NSB (1)) que detalha toda a engrenagem que envolve uma campanha eleitoral e, dentre outros, orienta os nossos candidatos, em todos os estados, nos aspectos da Comunicação, Legislação Eleitoral, Planejamento e Estratégias de Campanha. O projeto é completo e contempla os candidatos ao pleito eleitoral de 2018 da NSB em praticamente todo Brasil.
O projeto foi viabilizado pela parceria entre a NSB e a Fundação João Mangabeira (FJM) e contou com o apoio do Instituto Nacional Afro-Origem (INAO) e do partido socialista Brasileiro (PSB). O consultor Alberto Farias Gavini Filho (*) é o idealizador da proposta e o responsável pela formação nos estados dos nossos candidatos. Traçar as diretrizes para o desenvolvimento nacional, a reforma eleitoral e uma proposta de planejamento estratégico de campanha direcionam o andamento dos trabalhos nos estados.
Reforma política, fundo eleitoral, as vaquinhas eletrônicas para arrecadação de recursos, doações para campanhas, cláusula de barreira, campanhas em TV, rádio e internet, fundamentações legais e tantos outros temas ainda são dúvidas para os candidatos e buscamos orientar os nossos candidatos, para esse fim o Programa foi desenvolvido.
“A NSB é reconhecida pelo trabalho incansável que realiza e o seu grande sucesso se dá pelo fato de estar inserida em um plural número de cenários de articulações da sociedade, dentro e fora da Política, por essa razão temos tão grande amplitude de atuação, em 2018 teremos dezenas de candidatos negros ligados diretamente ao segmento NSB, pessoas com quem convivemos e outros tantos milhares das nossas relações de boa parceria, então, estou feliz e certa de que a NSB está fazendo o seu melhor”, pontua Valneide Nascimento dos Santos, Secretária Nacional da NSB.
Como funciona
Este Planejamento Básico de Pré-Campanha e Campanha constitui-se em um roteiro para estabelecimento de orientações iniciais que permitirão delinear a direção a ser seguida pelo pré-candidato a Deputado Estadual, Distrital ou Federal e sua equipe de assessoria, contendo proposições e metas que deverão ser perseguidas, visando à preparação para o pleito eleitoral.
O Planejamento Básico de Pré-Campanha e Campanha é um instrumento eficaz para a percepção das etapas dos trabalhos que deverão ser executados, na tentativa de conquistar previamente os eleitores e organizar as atividades eleitorais. Importante ressaltar que, por ser flexível, o planejamento pode e deve ser redirecionado na trajetória de sua execução, pois novas variáveis poderão surgir.
A disciplina no cumprimento das ações propostas e a dedicação com responsabilidade de todos os membros da equipe de assessores e colaboradores são fundamentais para se atingir os objetivos construídos.
Protagonismo
O trabalho busca se antecipar aos possíveis cenários de atuação e o estabelecimento das estratégias para definição e aperfeiçoamento das ações. Planejar é um “processo”, é dinâmico. Não existe um modelo ideal de utilização generalizada para qualquer tipo de organização, é um processo cíclico, de construção interior, intensamente integrado aos ambientes e orientado para o desenvolvimento gerencial. É concebido a partir das experiências das pessoas envolvidas.
Registrar o planejamento no “papel” é um procedimento que permite democratizar as informações e aperfeiçoar as ações antes da execução. Planejar não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas – quantificar não é planejar.
Planejamento estratégico não é previsão – ele se faz necessário por não se ter a capacidade de prever – não opera com decisões futuras. Ele opera com o que há de futuro nas decisões presentes; ele não é uma tentativa de eliminar o risco. É fundamental que os riscos assumidos sejam os riscos certos.
Os trabalhos já começaram
Sem perda de tempo os trabalhos já foram realizados no Amapá e na Bahia, quando fomos recebidos, respectivamente, pela deputada estadual Cristina Almeida e pelo vereador Sílvio Humberto.
Juntos chegaremos muito mais longe!
(*) gaviniadm