Hoje, dia 17 de maio de 2021, a Negritude Socialista Brasileira participou da reunião com o presidente do PSB-40, Carlos Siqueira, juntamente com os representantes das secretarias: Juventude Socialista Brasileira (JSB), Secretaria de Mulheres Socialistas, Movimento Populsr Socialista (MPS), Movimento Sindical e LGBTQI+ e representante do PSB Inclusão. Aonde estiveram reunidos de forma on-line para pontuarem a organização e realização dos congressos municípios, estaduais e nacionais; a Autoreforma e a reforma partidária na construção de uma agenda conjunta.
Além da pauta, durante a reunião, a Negritude Socialista Brasileira (NSB), apresentou o projeto do calendário representativo nacional com datas comemorativas e feriados importantes para a comunidade negra brasileira. Tal calendário ficará disponível de forma gratuita para a população.
Dentro da pauta, foram feitas pontuações sobre as teses apresentadas durante Webinário da Autoreforma, além da eleição e da Cláusula de Barreira, que hj é 1,5% e vai passar para 2% a partir da elaboração da Autoreforma. Para que em 2022, o PSB-40 consiga eleger mais candidatos e candidatas, principalmente de dentro dos segmentos.
Foi pontuado também a organização dos congressos, onde cada segmento é responsável pelo seu congresso dentro das suas especificidades, seguindo a resolução para os congressos municipais, nacionais ou estaduais, e que precisam ser presenciais. Cada segmento também ficará responsável pelo seu texto da Autoreforma. Informações serão recebidos através de e-mail e pelo representante que está na comissão. O presidente, Carlos Siqueira, ressaltou a importância de para cada vez mais os segmentos estarem presentes nos municípios e estados.
O PSB completa 74 anos, por isso a Autoreforma se faz necessária. Também foi mencionado que os delegados terão direito a voto durante a Autoreforma. E ao final de julho de 2021, a presidência do partido irá convocar uma reunião do diretório pra decidir se o congresso irá ocorrer ou se será prorrogado para o inicio de 2022.
Para finalizar, foi informado o lançamento de um novo livro chamado 5.0, na Autoreforma.